Uma homenagem à mulher-mãe!

"E num dia de bendita magia, numa explosão de luz e flor, num parto sadio e sem dor, é capaz, bem capaz, que uma mulher da minha terra consiga parir a paz. Benditas mulheres." Rose Busko

08 de março - Dia Internacional da Mulher


Tentando pensar no que escrever às mulheres nesse dia de homenagens e lutas, me deparei com um texto inspirado de um homem (sim, de um homem) que tem dedicado sua vida a admirar e cuidar do feminino em um de seus momentos mais intensos - o nascimento de um bebê. E depois de lê-lo pude perceber que, como doula, mãe e mulher que sou, não poderia encontrar palavras mais acertadas. Então peço licença ao autor para reproduzi-lo na íntegra... nas palavras dele, meu muito obrigada a todas as mulheres que me deram a honra de participar desse momento único.

Minha homenagem, no dia Internacional da Mulher, a todas as mulheres que cuidam.... 
As mãos, que não as suas, no colo entrelaçadas, enquanto a lágrima bruta rola da face lívida. A dor que sente num corpo que não é seu; a palavra que brilha no breu das dúvidas, abrindo um clarão de esperança na noite do corpo. A fadiga sentida como sua, as mesmas interrogações que outrora se fizera. A necessidade de gritar, que sente imperiosa na boca que se entreabre, e o lamento que escorre do olhar que recebe. O tempo que passa, como um navio que, pequenino no horizonte, se aproxima do porto com o vagar dos séculos. A hora sorrateira que se esconde por trás do relógio que, dissimulado, se finge paralítico. E o som de si mesma que silencia na garganta, mas que se escuta a cada dor, a cada onda e a cada movimento.  
Ela olha, observa, chora, lamenta e goza um gozo que não é seu, uma dor que fez para si, para retirar da irmã que, ao se lado, se contorce, transmuta, descasula e emerge.  
“Sim, pensa ela. Se algo posso dar, que seja meu silêncio e minha diáfana presença. Se algo tenho a oferecer, que seja com minha esperança e meu amor. Se algo posso pedir, que me ofereças o privilégio de estar contigo enquanto, através de tuas dores, constróis o milagre cotidiano da vida se fazendo”  
No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres que dedicam suas vidas a exaltar o feminino no nascimento humano, e cuidam de suas irmãs nos momentos mágicos e deslumbrantes do parto.  
Mulheres que cuidam de Mulheres...
Ric Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário